segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Uso das redes sociais para incentivar o estudo de Física
A E. E. Cel. Pedro José Rufino tem facebook para divulgar os trabalhos realizados no ambiente escolar e trabalhos extra-classe. O acesso ao ambiente é grande pelos estudantes, pais e professores.
Alguns professores usam o facebook para incentivar os alunos a estudar. O professor de Física coloca atividades no facebook para os alunos exercitar no contra turno.
Parabéns aos professores que usam esse ambiente, pois é uma ótima ferramenta.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Projeto Animação no Cel. Rufino
Esse projeto foi uma parceria com o aluno Marcos do 8º Ano. Nós decidimos fazer esse vídeo animado para estimular a criatividade escondida nas mesas do Cel. Rufino.
Usamos o Play Station e o PS Vita para fazer, é um ótimo recurso.
Muito legal.
domingo, 27 de outubro de 2013
domingo, 13 de outubro de 2013
Quer fazer montagem com suas fotos?
Se você quer realizar montagens nas fotos use esse site ( http://www.montafoto.com/ ), abaixo está uma amostra. Muito bom esse site.
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
terça-feira, 13 de agosto de 2013
segunda-feira, 24 de junho de 2013
quinta-feira, 20 de junho de 2013
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Mito da Caverna: Uma reflexão atual por Pablo Fabiano Barbosa Carneiro
O Mito da Caverna, ou Alegoria da Caverna, foi escrito pelo filósofo Platão e está contido em “A República”, no livro VII. Na alegoria narra-se o diálogo de Sócrates com Glauco e Adimato. É um dos textos mais lidos no mundo filosófico.
Platão utilizou a linguagem mítica para mostrar o quanto os cidadãos estavam presos a certas crendices e superstições. Para lembrar, apresento uma forma reelaborada do mito. A história narra a vida de alguns homens que nasceram e cresceram dentro de uma caverna e ficavam voltados para o fundo dela. Ali contemplavam uma réstia de luz que refletia sombras no fundo da parede. Esse era o seu mundo. Certo dia, um dos habitantes resolveu voltar-se para o lado de fora da caverna e logo ficou cego devido à claridade da luz. E, aos poucos, vislumbrou outro mundo com natureza, cores, “imagens” diferentes do que estava acostumado a “ver”. Voltou para a caverna para narrar o fato aos seus amigos, mas eles não acreditaram nele e revoltados com a “mentira” o mataram.
Com essa alegoria, Platão divide o mundo em duas realidades: a sensível, que se percebe pelos sentidos, e a inteligível (o mundo das ideias). O primeiro é o mundo da imperfeição e o segundo encontraria toda a verdade possível para o homem. Assim o ser humano deveria procurar o mundo da verdade para que consiga atingir o bem maior para sua vida. Em nossos dias, muitas são as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta.
Quando aplicada em sala de aula, tal alegoria resulta em boas reflexões. A tendência é a elaboração de reflexões aplicadas a diversas situações do cotidiano, em que o mundo sensível (a caverna) é comparado às situações como o uso de drogas, manipulação dos meios de comunicação e do sistema capitalista, desrespeito aos direitos humanos, à política, etc. Ao materializar e contextualizar o entendimento desse mito é possível debater sobre o resgate de valores como família, amizade, direitos humanos, solidariedade e honestidade, que podem aparecer como reflexões do mundo ideal.
É perfeitamente possível relacionar a filosofia platônica, sobretudo o mito da caverna, com nossa realidade atual. A partir desta leitura, é possível fazer uma reflexão extremamente proveitosa e resgatar valores de extrema importância para a Filosofia. Além disso, ajuda na formulação do senso crítico e é um ótimo exercício de interpretação de texto. A relevância e atualidade do mito não surpreende: muitas informações denunciam a alienação humana, criam realidades paralelas e alheias. Mas até quando alguns escolherão o fundo da caverna? Será que é uma pré-disposição ao engano ou puro comodismo? O Mito da Caverna é um convite permanente à reflexão.
*Pablo Fabiano B. Carneiro é professor de Filosofia e História Geral e do Brasil para Ensino Médio. Coautor do livro “Coisas da Filosofia e Fatos Sociais”, Editora Allprint
Fonte: http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/23/mito-da-caverna-uma-reflexao-atual-178922-1.asp
Fonte: http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/23/mito-da-caverna-uma-reflexao-atual-178922-1.asp
terça-feira, 2 de abril de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)