WinUSB Maker é a nova ferramenta para quem quer mais uma alternativa para instalar o Windows em um computador, mas prefere fazê-lo usando um pendrive em vez de um disco (CD ou DVD). Além da simples questão de escolha, muitas vezes o PC em questão não conta com leitor de discos, restando a entrada USB como única opção.
O WinUSB Maker conta com a opção de usar tanto uma imagem ISO quanto um diretório de configuração como fonte para a criação de um pendrive “bootável”. Assim, é possível inserir um disco de instalação do Windows no drive de um computador, copiar tudo para um dispositivo USB e ganhar muito mais praticidade e segurança para armazenar os dados.
Criando um Windows USB
O processo é bem simples e intuitivo. Primeiro, você deve selecionar se vai usar uma pasta de configuração ou uma imagem ISO como fonte. Feito isso, defina qual o dispositivo USB que vai receber os arquivos e as definições do programa estão prontas. Basta clicar em “Make It Bootable” para que o WinUSB Maker comece a trabalhar.
Vale lembrar que esse processo pode ser bastante demorado, principalmente se a versão do Windows escolhida for uma mais recente. De qualquer forma, não passam de alguns minutos até que o seu pendrive esteja com todos os arquivos necessários para instalação do Windows.
Pendrive ou HD externo
O WinUSB Maker pode trabalhar tanto com pendrives quanto com discos rígidos externos. O aplicativo suporta dispositivos de até 1 TB, ou seja, espaço de sobra para que todos os arquivos de instalação do Windows sejam incluídos de forma prática e segura em um equipamento portátil e de fácil armazenamento.
Antes de usar o dispositivo, seja ele qual for, o WinUSB Maker formata-o em NTFS. Além disso, vale lembrar que ele reconhece apenas equipamentos removíveis, garantindo que não haverá nenhuma confusão do tipo apagar algum de seus discos rígidos.
Compatibilidade
O WinUSB Maker é compatível apenas com algumas versões do sistema operacional Windows. Apenas as seguintes versões podem ser “transportadas” para dentro de um pendrive por este programa:
• Windows 8
• Windows 7
• Windows Server 2007
• Windows Server 2011
• Versões baseadas nos Windows 7 e 8
Vale lembrar que todas as versões e edições dos sistemas listados acima são suportadas, tanto as de 32-bits quanto as de 64-bits.
Leia mais: http://www.baixaki.com.br/download/winusb-maker.htm
___________________________________________________________
uTorrent
O uTorrent é um dos primeiros nomes que vêm à cabeça de quem baixa arquivos da web. O programa que inovou ao oferecer um visual compacto e excelentes ferramentas que aproveitam de verdade a banda larga chega à sua terceira versão e apresenta uma série de novidades.
Mantendo recursos que deram certo, como o leitor de RSS, e aderindo novidades muito interessantes, como a possibilidade de instalar aplicativos no programa (no melhor estilo extensão de navegador), o uTorrent dá sequência em sua caminhada e mostra não ser por acaso o fato de seu nome ser sinônimo de downloads rápidos.
Ainda mais rápido
O que já era bom ficou ainda melhor. A partir desta versão, o uTorrent aprimorou a velocidade com que adiciona torrents com muitos arquivos à lista de download. Isso vai tornar ainda mais ágil o processo de iniciar uma nova transferência, também porque algumas falhas relacionadas ao consumo excessivo de memória foram corrigidas.
Link magnético pré-carregado
Recentemente, o The Pirate Bay, maior rastreador de torrents do mundo, anunciou que substituiria os tradicionais torrents por links magnéticos. O uTorrent (e a maioria dos outros aplicativos do gênero) também estão prontos para tal novidade, mas, desta vez, este programa traz outro recurso inteligente para trabalhar com este tipo de protocolo.
Antes, quando você adicionava um link magnético, só tinha acesso ao seu conteúdo quando a transferência era, de fato, iniciada. Agora, o uTorrent pré-carrega o arquivo, permitindo a você saber qual o seu conteúdo antes mesmo de adicioná-lo à sua lista de downloads.
Transferência para dispositivos
Outra novidade do uTorrent é o sistema nativo de transferência de arquivos multimídia direto para outros dispositivos. Entre as opções suportadas estão smartphones e tablets com Android, iPhone, iPod, iPod Touch, iPad, AppleTV, PlayStation 3, Xbox 360 e ainda outros equipamentos certificados pela BitTorrent.
Streaming de conteúdo
Uma novidade bastante interessante aqui é a opção de transmissão de conteúdo. Enquanto você faz o download, dependendo do quanto já foi transferido para a máquina é possível visualizá-lo. Esse tipo de recurso já existe em aplicativos P2P, mas agora chega ao mundo dos torrents. Essa opção é extremamente útil para quem quer ter certeza de que está baixando o conteúdo correto.
Controle remoto
Se você estiver indo para a faculdade ou para o trabalho e quiser deixar o computador ligado para continuar algum download, poderá saber exatamente como estão os processos de transferência dos arquivos baixados. Isso graças ao serviço de controle remoto que foi adicionado à nova versão do uTorrent.
Com ele torna-se possível acessar e controlar os downloads de qualquer lugar em que você esteja (desde que haja conexão com a internet). A maneira mais simples é por meio do site Remote.uTorrent, mas também é possível controlar tudo por um aplicativo disponibilizado para smartphones Android (ainda em fase de testes).
Para habilitar o acesso remoto é necessário seguir algumas rápidas instruções. Siga o caminho Opções > Preferências > Remoto. Em seguida, marque a caixa de seleção que está ao lado da opção “Habilitar Acesso uTorrent Remoto”. Depois, escolha um nome de usuário e uma senha. Quando acessar o site para controlar remotamente o aplicativo, insira-os novamente.
Central de aplicativos
Não são só a Apple, o Android e o Google Chrome que possuem uma central de aplicativos. O novo uTorrent vem com suporte para a instalação de uma série de aplicações extras que darão novas funções ao cliente de torrent. Os complementos são divididos nas categorias vídeo, áudio e podcast, e você pode ainda realizar buscas por apps.
Por meio dessas extensões você pode fazer download de músicas gratuitas, assistir a filmes independentes compartilhados por seus próprios criadores, visualizar um mapa global indicando de onde vêm os usuários em contato com você via download e upload, twittar informações sobre suas transferências e muito mais.
Um dos aplicativos mais interessantes disponível no novo uTorrent é o uMap. Com ele, você pode saber de onde estão vindo os arquivos baixados e até mesmo qual versão do aplicativo está sendo utilizada para enviar os dados.
Instalação
Durante a instalação, o uTorrent oferece também a adição de uma barra de ferramentas em seu navegador, bem como a definição de nova página inicial. Se você não quer aplicar tais alterações, desmarque as opções indicadas na imagem abaixo.
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/utorrent.htm#ixzz34LBimKtf
Atividades:
1) O que é IMAGEM ISO?
2) Faça um DVD com o programa Drive Pack Solution 14.5 disponibilizado pelo professor Francis Torres. Crie um Pen drive Bootável com o sistema operacional Windows para formatar um computador na próxima aula. Atividade Avaliativa.