quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Entrega de certificado e medalhas da OBG 2017


Estudantes da E.E. Cel. Pedro José Rufino receberam nesta quarta-feira (25/10/17) certificado e medalha de bronze da OBG (Olimpíada Brasileira de Geografia).

A equipe ficou classificada em 1º lugar  no município de Jardim/MS e 13º lugar em Mato Grosso do Sul.


Parabéns aos estudantes pelo esforço e agradeço a direção escolar e a professora de Geografia da escola Vanessa Albuquerque pela dedicação em valorizar e incentivar a ciência geográfica em Jardim/MS.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Ação ambiental da E. E. Alziro Lopes

O projeto de pesquisa "Análise do Impacto Ambiental na Flora, Solo e Águas do Rio Santo Antônio" da E.E. Alziro Lopes (Guia Lopes da Laguna/MS), foi desenvolvido pela Professora Mestre de Química Débora de Freitas Brotto, em parceria com professores de Biologia, Geografia e Física. As aulas teóricas ocorrem no 6º tempo na escola com a disciplina de "Iniciação Científica", ministrada pela professora Débora.
O grande objetivo do projeto é amenizar os agravantes impactos ambientais que circundam o Rio Santo Antônio. E a ação de hoje (14/06/2017) contou com o plantio de mudas de árvores nativas do cerrado (ipê, aroeira, tarumã, cedro, angico, etc) para criar novamente uma mata ciliar em alguns trechos do rio que não possuem mais e interromper a erosão e assoreamento.
Parabéns aos estudantes envolvidos, a Direção Escolar, Coordenação Pedagógica - Pedro Garcete, Polícia Militar Ambiental - Sargento Soares e Patrulha Mirim e a Coordenadoria Regional de Educação de Jardim pela ótima ação desenvolvida na chácara do senhor Dirceu. A natureza agradece essas ações!!!




Postagem: Francis Torres/CRE 07.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

OBG 2017: Estudantes de Jardim/MS ficaram entre os melhores na OBG


       As professoras de Geografia Vanessa AlbuquerqueSilvana Andréia e Francieli Meira (Jardim) e a professora Sônia (Guia Lopes da Laguna) estão de parabéns pelo empenho na OBG.
      E parabéns, principalmente, aos estudantes das escolas Antonio Pinto Pereira, Cel Rufino, Cel Juvêncio e Alziro Lopes pela participação na OBG 2017. O empenho de todos proporcionaram notoriedade e clareza de que basta ter força de vontade que os resultados são consequência do trabalho. As medalhas de bronze foram merecidas.

Clique e abra o material.


      Esperamos ter contribuído com as equipes com o material da OBG 2017. A Coordenadoria Jardim está muito contente com os resultados e esperamos que a ciência geográfica continue sendo valorizada pelos professores e estudantes.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017


Histórico dos SO by Francis Torres



Quiz para os alunos do Curso Técnico em Informática, lembrando que esse exercício é para obter mais conhecimento sobre o assunto e não para testá-lo.


Link - http://rachacuca.com.br/quiz/83000/historia-dos-sistemas-operacionais/.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Buraco das Araras


Vídeo criado no Programa Cine Sesi no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Jardim/MS. O vídeo representa um dos lugares mais fascinantes de Jardim que é o Buraco das Araras, localizado numa fazenda próxima ao Balneário Municipal de Jardim.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Desafio OBG (Olimpíada Brasileira de Geografia) no Google Forms

Os estudantes das escolas E.E. Ester Silva e E.E. Alziro Lopes realizaram o desafio da OBG na sala de tecnologia.

Foram criadas perguntas relacionadas a olimpíada no Google Forms pelo Professor Formador de Ciências Humanas Francis Torres da CRE 7 (Coordenadoria Regional de Educação de Jardim). Os estudantes puderam testar o conhecimento geográfico.

Parabéns aos envolvidos: direção escolar, coordenação pedagógica, professores de geografia e principalmente aos estudantes. O desafio continua para manter os estudos e focados para prova!!!







sexta-feira, 5 de maio de 2017

Desafio OBA com os estudantes do projeto "Telescópios Interestelares" na E.E. Antônio Pinto Pereira

Na sexta-feira (05/05/2017), no período noturno, o professor formador de Ciências Humanas Francis Torres esteve na escola APP para aplicar um desafio aos estudantes.

Foi criado no Google Forms um desafio online sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia para que os estudantes se familiarizem com a prova da OBA, que será aplicada dia 19/05/2017 na escola. E para estimular o ensino de ciências foi doado pela CRE (Coordenadoria Regional de Educação de Jardim) um material do astrônomo Carl Sagan.

O projeto "Telescópios Interestelares" tem o professor Alex como responsável, e os estudantes realizam encontros na escola para fazer observações astronômicas e dialogar sobre a ciência astronômica. Foi realizado nesta noite diversas atividades ligada a Astronomia, como observações a lua e ao planeta Júpiter, e lançamentos de foguetes.


 

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Trecho do livro "O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS" de Carl Sagan

"Vamos agora imaginar Frederick Bailey em 1828 – um menino afro- americano de dez anos, escravizado, sem direitos legais de espécie alguma, havia muito arrancado dos braços da mãe, vendido entre os remanescentes esfarrapados de sua família extensa como se fosse um bezerro ou um pônei, enviado a uma casa desconhecida na cidade estranha de Baltimore e condenado a uma vida de trabalhos pesados, sem nenhuma perspectiva de alívio.
  
Bailey foi trabalhar na casa do capitão Hugh Auld e sua esposa, Sophia, mudando-se da plantação para a agitação urbana, do trabalho no campo para o trabalho doméstico. Nesse novo ambiente, ele se deparava todos os dias com letras, livros e pessoas que sabiam ler. Descobriu o que chamava “o mistério” da leitura: havia uma conexão entre as letras na página e o movimento dos lábios do leitor, uma correlação quase de um para um entre os rabiscos pretos e os sons pronunciados.

Sub-repticiamente, ele estudava na Cartilha Webster do pequeno Tommy Auld. Memorizava as letras do alfabeto. Tentava compreender os sons que elas representavam. Finalmente, pediu a Sophia Auld que o ajudasse a aprender. Impressionada com a inteligência e a aplicação do menino, e talvez desconhecendo as proibições, ela aquiesceu. Quando Frederick já estava soletrando palavras de três e quatro letras, o capitão Auld descobriu o que estava se passando. Furioso, mandou Sophia parar com as lições. Na presença de Frederick, ele explicou: Um preto deve saber apenas obedecer ao seu senhor – deve cumprir as ordens. O conhecimento estragaria o melhor preto do mundo. Se você ensinar esse preto a ler, não poderemos ficar com ele. Isso o inutilizaria para sempre como escravo.

Auld repreendeu Sophia dessa maneira, como se Frederick Bailey não estivesse na sala com eles, como se o garoto fosse um pedaço de madeira. Mas Auld tinha revelado a Bailey o grande segredo: “Eu agora compreendia [...] o poder do homem branco de escravizar o homem negro. A partir daquele momento, eu compreendi qual era o caminho da escravidão para a liberdade”.

Sem mais ajuda da agora reticente e intimidada Sophia, Frederick encontrou maneiras de continuar a aprender a ler, inclusive conversando com os colegiais nas ruas. Depois ele começou a ensinar seus colegas escravos: “Suas mentes estavam famintas [...]. Eles estavam fechados na escuridão mental. Eu lhes ensinei, porque esse era o prazer da minha alma”.

A capacidade de ler desempenhou um papel-chave na fuga de Bailey para a Nova Inglaterra, onde a escravidão era ilegal e os negros livres. Mudou o nome para Frederick Douglass (em homenagem a uma personagem de The lady of the lake, de Walter Scott), esquivou-se dos caçadores de gratificações que perseguiam os escravos fugidos e tornou-se um dos maiores oradores, escritores e líderes políticos na história norte-americana. Durante toda a sua vida, ele teve certeza de que a alfabetização fora o caminho para a liberdade."

terça-feira, 25 de abril de 2017

CRE 7 - Coordenadoria Regional de Educação de Jardim

Trabalhos realizados na CRE 7:


Oficina do Google Forms na E. E. Juvêncio



Oficina do Google Forms na E.E. Salomé


Oficina do Google Forms na E.E. Salomé


Evento - Teia da Educação

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Projeto ReNaturalize






O projeto "ReNaturarize" é uma iniciativa da APLYSIA Soluções Ambientais - um grupo inglês que está aplicando essa técnica pioneira no Brasil. O projeto acontece em Santa Leopoldina/ES, no rio Mangaraí. O objetivo é recuperação do rio usando uma técnica simples e lógica - recriar curvas do rio fincando troncos de eucalipto em alguns lugares escolhidos do rio.



No projeto estão engajadas as comunidades do entorno - quilombola e ribeirinha - que participam ativamente na recuperação do seu rio, a companhia de saneamento de água e instituições de pesquisa.



Troncos de eucalipto é a barreira escolhida pois essa madeira, de fácil produção, é bastante resistente ao uso submerso. Este procedimento reduz a velocidade das águas, reestabelece as zonas naturais de acúmulo orgânico, possibilita a recuperação da fauna aquática e melhora a qualidade das águas reduzindo os desbarrancamentos de margens e assoreamento.




Por Alice Branco
Fonte:
https://www.greenme.com.br/informar-se/ambiente/5099-tecnica-pioneira-recuperacao-de-rios

segunda-feira, 10 de abril de 2017

O que é LID?

Linha Internacional de Data (LID) – também conhecida como linha internacional de mudança de data – é um traçado imaginário no Oceano Pacífico, mais precisamente na região que separa o continente americano da Oceania e da Ásia. Costuma ser conhecida por ser o antimeridiano de Greenwich.
Sua função é a de estabelecer a separação entre o início e o final do dia civil na Terra. Ela separa o extremo oeste do planeta do extremo leste que, apesar de distantes um do outro no mapa-múndi, são regiões muito próximas, pois a Terra é uma esfera, e não um plano. Observe o mapa abaixo:



A LID é a linha que está apontada pelas setas.

Em função dessa separação, algumas ilhas que se encontram muito próximas umas das outras acabam tendo uma grande diferença de horário. Um exemplo é o caso das ilhas de Samoa e Tonga, que se separam apenas por 900 km de distância, mas que possuem um dia de diferença em sua hora oficial.
Se uma pessoa “cruzar” a LID, como poderá saber em que dia se encontra?
Isso vai depender para qual direção essa pessoa está se deslocando. Se ela estiver seguindo a direção Leste-Oeste (da direita para a esquerda no mapa), ela “ganha” um dia, ou seja, retrocede um dia em seu calendário. Se ela estiver seguindo na direção oeste-leste, ela “perde” um dia, ou seja, avança em um dia a sua demarcação horária.

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/linha-internacional-data.htm


quarta-feira, 29 de março de 2017

Ciência JÁ!


Este é o fóssil Corumbella werneri encontrado no Bairro Cacimba da Saúde, Corumbá/MS. Ele foi descoberto pelo pesquisador Detlef Walde (alemão) em 1982. Vários cientistas do mundo já vieram a região para conhecer a região e o fóssil.

O fóssil tem aproximadamente 580 milhões de anos e é o megafóssil mais antigo encontrado na América do Sul. Os cientistas buscam nesta forma de vida muito primitiva, compreender como começaram a se desenvolveram os esqueletos
dos organismos.

Vamos adequar este geossítio para a visitação pública. É um bom exemplo para mostrar como as iniciativas de um Geopark contribuiriam para melhorar a qualidade ambiental da região.

CIÊNCIA !!!

Fonte: http://www.geoparkbodoquenapantanal.ms.gov.br