quarta-feira, 27 de junho de 2018

CRE 1 e Grêmio Estudantil - Fortalecendo o protagonismo juvenil


Numa quarta-feira (27/06) aconteceu uma reunião na CRE 1 (Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana) com orientação do professor Francis Torres, a gestora Benizet Fernandes da Silva juntamente com os presidentes de Grêmio Estudantil de três escolas (EE Dep Carlos Souza Medeiros, EE Carlos Drummond de Andrade e EE Professor Antônio Salústio Areias)  e professores responsáveis pela organização na escola para iniciar o projeto “CRE 01 E GRÊMIO ESTUDANTIL – Fortalecendo o protagonismo juvenil”.
O projeto é direcionado ao objetivo de instigá-los e estimulá-los (estudantes) a uma nova postura diante do contexto escolar. As escolas precisam refletirem sobre novas metodologias para cativar os estudantes e torná-los verdadeiros cidadãos ativos. A principal ação com os grêmios estudantis é ouvir os estudantes através de um questionário formulado pelo professor formador Francis Areco Torres embasado no trabalho da ONG Porvir no projeto especial – Nossa Escola em (Re)Construção para fortalecer o protagonismo juvenil no ambiente escolar.


MUNICÍPIO

ESCOLAS

PARTICIPANTES
ANASTÁCIO
EE DEP CARLOS SOUZA MEDEIROS
REGIANE LOPES
(PRESIDENTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL)
ANASTÁCIO
EE DEP CARLOS SOUZA MEDEIROS
LUCIANE TERESA VÍTOR DE MELO LAZARINI
(PROFESSOR (A) RESPONSÁVEL)
ANASTÁCIO
EE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
VANESSA CANDIA NUNES
 (PRESIDENTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL)
ANASTÁCIO
EE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
ROSIDELMA XAVIER COSTA LEITE
(PROFESSOR (A) RESPONSÁVEL)
AQUIDAUANA
EE PROFESSOR ANTÔNIO SALÚSTIO AREIAS
MARCELO AUGUSTO SOUZA DA GAMA
(PRESIDENTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL)
AQUIDAUANA
EE PROFESSOR ANTÔNIO SALÚSTIO AREIAS
ELIANDRO INSFRAN OCAMPOS
(PROFESSOR (A) RESPONSÁVEL)
AQUIDAUANA
EE PROFESSORA DÓRIS MENDES TRINDADE
SIBELLY DA SILVA MENEZES
(PRESIDENTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL)
AQUIDAUANA
EE PROFESSORA DÓRIS MENDES TRINDADE
GILMAR DE CARVALHO NOGUEIRA
 (PROFESSOR (A) RESPONSÁVEL)

A escola é o espaço de construção contínua dos saberes, não apenas os sistematizados, mas sobretudo os saberes que nos elevam a uma condição melhor enquanto cidadãos críticos e pertencentes. Com isso, o Grêmio Estudantil irá retomar esse sentimento de pertencimento que o estudante deve ter pela escola. O questionário será uma ferramenta para diagnosticar os estudantes e propor mudanças.





Com os resultados prontos a CRE 1 irá disponibilizar um documento com as opiniões dos estudantes aos grêmios estudantis e direção/coordenação pedagógica com o intuito de propor mudanças e, com isso, tornar os estudantes participantes das transformações necessárias a educação do dia a dia.

Postagem: Francis Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário